5 melhores dicas para ter um currículo perfeito

5 melhores dicas para ter um currículo perfeito

 

Seu currículo, é a porta de entrada para o mercado de trabalho. Ele ajuda você a ter uma boa primeira impressão e te apresenta para o seu futuro empregador. Mesmo que o formato de um CV seja um pouco “engessado”, nunca é demais aprender algumas dicas e truques para adicionar um pouco de personalidade nele.

 

Siga as 5 melhores dicas e garanta que seu currículo seja o primeiro da fila na hora da seleção de emprego.

 

1. CRIE CURRÍCULOS ESPECÍFICOS
O conteúdo e o direcionamento do seu currículo deve ser direto e específico, de acordo com a vaga que está buscando. Por exemplo, para uma vaga de estágio em marketing ou para trabalhar como chef de cozinha, crie um currículo diferente e específico para cada função. É fundamental que o seu currículo seja montado conforme a vaga que você está buscando.

 

Para não perder tempo, monte um currículo que tenha toda a sua experiência profissional e acadêmica, e em seguida, basta editá-lo para enviar a cada tipo de oportunidade.

 

2. SEJA A SOLUÇÃO
Não pergunte o que seu empregador pode fazer por você: pergunte o que você pode fazer pelo seu empregador. Afinal, eles não querem ouvir o que você quer, mas saber como você pode ajudá-lo para melhorar o desempenho da organização.

Uma maneira de fazer isso é adicionar uma sentença no CV: “Objetivo” e use para dizer a eles quem você é, quais as suas paixões (algo relacionado com o trabalho que você está se candidatando), e como você pode contribuir para o sucesso da empresa. Seja breve, gentil e direto ao ponto.

Dica: Ao escrever seus objetivos, verbalize expressando as ações que deseja executar na nova oportunidade.

 

3. MOSTRE SUAS HABILIDADES
Primeiro liste a sua experiência profissional, em seguida, a sua formação acadêmica e educacional. Apesar da bagagem educacional ser de extrema importância, o entrevistador dá mais relevância às experiências, habilidades e realizações no âmbito profissional. Estes são os itens que ajudarão você a se destacar. Um trabalho “freela”, um estágio ou voluntário te ajudará na seleção, pois torna o profissional responsável e conectado com planejamentos, orçamentos e prazos.

Dica: Expressas suas habilidades (igualmente faz no LinkedIn) ajuda o recrutador a descobrir seus pontos fortes. Se você é um gênio do Excel, especifique isso, e lembre-se sempre de buscar novos conhecimentos.

 

4. DIFERENCIAIS
Uma coisa fundamental que pode ajudar você a garantir o emprego que deseja é a experiência profissional ou pessoal no exterior. Saber falar uma segunda língua e também, a imersão em outras culturas, é fator de desempate na hora da disputa de uma vaga.

Dica: Se você é apaixonado em viajar e descobrir novas culturas, inclua isso em seu objetivo no CV e, se tiver, todas as experiências que teve no exterior. Isto é essencial, principalmente se você estiver na seleção para uma empresa internacional.

 

5. ALINHE PONTO A PONTO
Cheque item a item abaixo e certifique-se que o seu currículo esteja ótimo para ser o escolhido na seleção de emprego:

Escolha uma fonte clássica. Arial ou Helvetica são uma aposta segura.

Escolha um tamanho de fonte legível. Letras pequenas fazem os olhos doerem.

Use “bullet points”. Você não está escrevendo um romance, e sim um esboço de suas realizações.

Verifique a ortografia e gramática. Não erre! Peça para alguém revisar antes de salvar. Erros como esse podem ser fator de exclusão na seleção!)

Salve e envie o seu currículo em PDF. Todo mundo pode abrir um arquivo em PDF. Não dificulte o trabalho do entrevistador.

 

E claro, boa sorte!

Fernando Adoka é professor, palestrante, escritor, administrador, publicitário, analista e desenvolvedor de sistemas. Leciona para os cursos de gestão, tecnologia da informação, formação inicial continuada, técnico e de aprendizagem industrial no SENAI-SP. É autor dos livros "10 Lições que Aprendi no Negócio mais Dificil do País" e "Diga Giz"

0 Comments

Add Your Comment: