Guilherme Catharino vence prêmio Jovem da Água de Estocolmo

Guilherme Catharino vence prêmio Jovem da Água de Estocolmo

 

O aluno da escola SENAI “Jorge Mahfuz”, em Pirituba, Guilherme Catharino, venceu na última semana o prêmio Jovem da Água de Estocolmo.

 

Fomentado pela Associação Brasileira de Recursos Hídricos (ABRH), o prêmio contou a participação de projetos de diversos estados da federação.

 

O SIMECHR – Sistema de Monitoramento e Controle Hídrico Residencial é um sistema de gerenciamento hídrico que consegue controlar o nível do reservatório interno, a vazão de abastecimento da distribuidora no local instalado e o seu grande diferencial que é verificar a presença de ar nas tubulações. Através de sensores de umidade e vazão, o sistema cosegue informar para o usuário quando for detectada a presença de ar nas tubulações, e caso seja vontade do usuário, através de válvulas solenoides é capaz de bloquear aquele trecho do circuito hídrico, para evitar que tenha gastos a mais (o ar é capaz de gerar cobranças) e outros problemas que isso pode acarretar.

 

Com o controle do nível do reservatório interno o usuário terá uma média da quanto ele está gastando, auxiliando ele a ver se está de acordo com os princípios do consumo consciente da água e também para que ele tenha um maior controle e minimize as chances de faltar água. O mesmo vale para o controle da vazão da distribuidora, dando ao usuário um controle em média da quantidade de água que está sendo consumida. Todos estes dados medidos e opções de controle são enviados em tempo real para um dispositivo móvel escolhido, facilitando a integração do usuário com o sistema. Mas também é possível verificar todos estes dados em uma central fixa do SIMECHR instalada no local, dando ao usuário duas maneiras de controlar o sistema.

 

Visando um melhor aproveitamento das Energias Renováveis e economia de energia, o SIMECHR é capaz de funcionar com Energia Solar Fotovoltaica, armazenando energia em baterias para funcionamento no período noturno, entretanto, pode funcionar normalmente com energia local da onde esta instalado.

 

O SIMECHR foi o grande vencedor, arrebatando todos os prêmios da competição. Parabéns a todos os alunos envolvidos no projeto.

 

Fernando Adoka é professor, palestrante, escritor, administrador, publicitário, analista e desenvolvedor de sistemas. Leciona para os cursos de gestão, tecnologia da informação, formação inicial continuada, técnico e de aprendizagem industrial no SENAI-SP. É autor dos livros "10 Lições que Aprendi no Negócio mais Dificil do País" e "Diga Giz"

0 Comments

Add Your Comment: