Gamificação ajuda multinacional de cosméticos na capacitação de empregados

Gamificação ajuda multinacional de cosméticos na capacitação de empregados

 

Gamificação se traduz na utilização de práticas e dinâmicas de jogos para engajar as pessoas, resolver os problemas e melhorar o aprendizado, incentivando ações e comportamentos em ambientes de todos os envolvidos.

 

O principal objetivo é aumentar o engajamento e despertar a curiosidade dos usuários e, além dos desafios propostos nos jogos, na gamificação as recompensas também são itens cruciais para o sucesso.

 

Um dos objetivos da gamificação é engajar, comprometer e recompensar os usuários.

 

Na prática, isso significa oferecer recompensas aos participantes que realizam tarefas pré-estabelecidas, que, geralmente, são voltadas para a recomendação, a divulgação ou a avaliação dos produtos ou serviços da empresa.

 

Em janeiro deste ano, tive a oportunidade de participar de um projeto envolvendo técnicas de gamificação a pedido da L’Oréal Brasil. A ideia partiu do grupo de alunos do projeto Formare e teve importante aceitação da coordenação e direção do departamento de recursos humanos.

 

Através da construção de um aplicativo intitulado “Game of Norms”, o grupo desenhou um jogo de perguntas e respostas (verdadeiro ou falso) para tratar de assuntos pertinentes ao quadro de operações e das normas de seguranças aplicadas na empresa.

 

 

O objetivo é promover, de forma saudável e dinâmica, estudos sobre tais políticas, utilizando o jogo para dinamizar o aprendizado. Mensalmente, os maiores pontuadores serão premiados com a moeda interna da empresa, o Lo Real.

 

O jogo roda em plataformas Android e IOS, é composto por mais de 100 perguntas e terá adição de novas perguntas a cada nova semana.

 

 

 

 

 

 

 

Fernando Adoka é professor, palestrante, escritor, administrador, publicitário, analista e desenvolvedor de sistemas. Leciona para os cursos de gestão, tecnologia da informação, formação inicial continuada, técnico e de aprendizagem industrial no SENAI-SP. É autor dos livros "10 Lições que Aprendi no Negócio mais Dificil do País" e "Diga Giz"

0 Comments

Add Your Comment: